sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

DIÁRIO DE UMA TURISTA NA PRÓPRIA CIDADE III

Epílogo
( dedicado à "Senhora de muitos colares")

Chegaram ao fim!
Duas semanas sem relógio, sem agenda, ao sabor da minha vontade.
Foram mesmo férias!
Deixei para trás as preocupações, o stress do trabalho, a monótona rotina do dia-a-dia e, por duas semanas, fui amante de olhares indiscretos.
Pasmei-me com pequenas coisas que estavam logo ali e, por falta de tempo, nunca tinha reparado.
Vi cores, senti cheiros e por cada momento vivido, o prazer da "primeira vez".
Quis guardar na memória da minha companheira inseparável, lugares, instantes de vida, olhares que se cruzaram neste meu tempo, sem pressa.
Desta "viagem" retive a imagem de uma mulher que, sentada num banco, tinha por companheira a "sua" loucura.
A minha presença com máquina fotográfica , inibidora, fazia-a rodar instintivamente.Oferecia-me as costas como se me dissesse : "Não és nada para mim!".
Perversamente, escondi-me e deixei que a minha presença fosse um fantasma.
Então, " A Senhora de muitos colares"( apelidei-a assim), pegou numa caneta e com dezenas de pequenos papeis nas mãos, falava, escrevia e deixava voar o papelinho.Continuando na minha perversidade, corri e apanhei desses papéis.Queria saber o que escrevia esta senhora, queria saber os seus segredos.
Gelei!
Fiquei petrificada com o que vi!Num papel amarrotado, debotado, estava desenhado um coração , com linhas incertas, distorcido, sofrido!
Meus olhos encheram-se de lágrimas...ali à minha frente, esta uma mulher,enterrada na mais profunda loucura, punha em pequenos papelinhos o seu coração e largava-o ao sabor do vento, talvez para assim, encontrar o seu dono!
- Que coragem "Senhora de muitos colares"!Ao contrário de muitos de nós que escondem o coração para que ninguém o veja, o sinta, tu ofereceste-o desinteressadamente.Sabes que mais "Senhora de muitos colares"? Feliz daquele que o encontrar!

E assim, acabaram as minhas férias.
Não voei para outro país...
Não conheci novas culturas...
Não fiz malas....
Mas vi tudo com os "olhos" do coração e isso fez toda a diferença!
EME
Foto : EME

2 comentários:

  1. Adorei o teu blog é a tua imagem. Parabens EME.

    ResponderEliminar
  2. Extraordinária esta "Senhora de muitos colares"
    Feliz de quem encontrar aqueles corações, mas quem se cruzou com esta Senhora, também ficou mais enriquecida, mais alegre.
    Ergo a minha taça as todas as Senhoras de muitos colares...
    Um beijo
    alice ruivo

    ResponderEliminar