sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Fez-se ausente

Passou por ele uma leve pena, esvoaçante, quase invisível.
- Deixa-me ajudar-te a carregar esses fardos  - disse-lhe a pena que flutuava em frente dos seus olhos.
Olhou-a com surpresa.
 Nunca ninguém lhe tinha ensinado a partilhar fardos. Há muito que os carregava, os dele e os dos outros.
Desde de cedo que aprendera isso.Hoje, homem feito, já nem sabia distinguir os que lhe pertenciam e os que tinha herdado. Eram fardos apenas, pesados e guardados.
 Soprou de mansinho a pena que bailava ali, ao alcance da sua mão . Queria-a distante, não fosse ela perceber que nunca tinha aprendido a dividir o peso do sofrimento.
 - Não ouviste o que te disse?Se me deres alguns, eu ajudo-te. Dividimos o peso, insiste a leve pena que parecia ser feita de chumbo; o sopro para a afastar apenas a tinha  aproximado mais. Agora quase roçava  no seu rosto.

Ela não entende - pensou - eu não sei fazer isso.Nunca aprendi a dividir o peso dos fardos que em mim habitam.Não sei fazer isso! Aprendi a viver pesado, carregado.Aprendi a mostrar a leveza que não existe em mim.
- Olha, tu és leve demais para carregar alguns fardos - diz-lhe ele
A pena parou o flutuante bailado e disse-lhe:
 - Como te enganas! Testa-me! Dá-me lá alguns fardos para veres com o sou forte.Escolhe à tua vontade.
Por momentos, ficou incrédulo. Esta pena é teimosa - pensou - ela não percebe que eu já nem sei o que me pesa mais. Carrego-os , simplesmente. Cada vez mais, mais pesados, mais assustadores. Tenho medo, o fardo mais pesado, de um dia não ser capaz de os trazer dentro de mim e, como não aprendi a partilhá-los, ser esmagado pelo peso de tanta dor dentro de mim.
- Não tenhas medo - disse-lhe a pena - eu ensino-te a dividir o peso.Dá-me o teu fardo maior: o teu medo.Esse é leve para mim!

 Fechou os olhos! 
 Fez - se ausente
 Teve medo de acreditar!

Foto José Oliveira - "eyes wide shut"

1 comentário:

  1. O medo é o maior fardo... que bela conclusão! E que valiosa pena!
    Gosto muito da sua escrita!

    ResponderEliminar